O termo ‘clean beauty’, que em português significa beleza limpa, é usado para chamar os produtos de beleza que não possuem ingredientes tóxicos, sendo seguros para nossa pele e saúde. Esse movimento também defende o consumo sustentável, já que os produtos classificados como clean tem a sua preocupação com o meio ambiente na hora de sua produção.
Apesar disso, não necessariamente significa que o produto é natural, orgânico ou green. Uma vez que, existem algumas plantas ou ingredientes naturais que podem ser tóxicos. Óleo mineral é bom exemplo de um ingrediente natural que pode ser prejudicial à nossa saúde. E também existem ingredientes sintéticos que não são tóxicos e por isso podem ser seguramente utilizados em um produto clean.
O mesmo pensamento vale para os produtos orgânicos, um produto clean pode conter ingredientes orgânicos mas também pode plenamente ter ingredientes não-orgânicos e que sejam seguros para nossa saúde. Já os produtos green são aqueles que levam em consideração o meio ambiente sendo vegano e eco-friendly, nesse caso um produto considerado clean pode conter um ingrediente derivado de animal (mel ou cera de abelhas, por exemplo) fazendo com que não seja necessariamente green. Isso não quer dizer que um seja melhor que o outro, cada um trás um conceito diferente mas que pode ser facilmente confundido um com o outro.
Então resumindo:
Natural - contém ingredientes derivados da natureza (animal, mineral ou de plantas), vale lembrar que nem todo ingrediente natural é seguro ou melhor;
Orgânico - assim como nos alimentos, os produtos orgânicos são produzidos sem pesticidas nocivos à saúde;
Green - considera o impacto que vai ter no ambiente, pensando na embalagem, na maneira de como é produzido e como pode ser descartado;
Clean - produtos que possuem ingredientes seguros e não cancerígenos, podendo ser naturais ou sintéticos, orgânicos ou não-orgânicos, derivados de animais ou não.
Um produto ‘clean’ também possui transparência na sua embalagem, ou seja, não contêm nenhum ingrediente misterioso ou “escondido” na lista de ingredientes.
Nós como consumidores precisamos nos informar sobre o que estamos comprando e o que estamos colocando em nosso corpo e rosto.
Para te ajudar com essa compra mais consciente, no próximo post estarão listados os ingredientes que devemos estar atentos na hora da compra de um produto de beleza!
Autora:
Comments